
Sam Dunn é um antropólogo de 30 anos que completou sua graduação desenvolvendo um projeto de inclusão com refugiados guatemaltecos. Fascinado pela cultura de povos marginalizados, Dunn resolveu estudar um outro tipo de cultura, que não é necessariamente localizada, mas sim global: a cultura do Heavy-Metal. Metaleiro desde que se conhece por gente, Dunn viaja o mundo para descobrir porque seu estilo de música preferido é sumariamente estereotipado, descatado, condenado, e ainda assim tem milhares de adeptos por todo o mundo.
No filme, Sam explora a obessessão que o gênero tem de abordar os mais provocativos temas: sexualidade, religião, violência e a morte, fazendo uma análise da fonte desse impulso. Entrevistando celebridades do metal, como Bruce Dickinson, Ronnie James Dio, Tony Iommi e Alice Cooper, além de diversos outros fãs incondicionais de heavy-metal, descobre bandeiras nesta diversidade metaleira que nem ele ousava defender.
![]() |
Sam Dunn fazendo do 'Malocchio', símbolo do metal |
O autor ainda aborda a construção do gênero, e busca origens: do termo "heavy-metal", atribuídas a bandas como Led Zeppelin, Cream, Alice Cooper e Steppenwolf; do símbolo do metal - o "Malocchio", mais conhecido como "mãos de chifre", usado pelos católicos na itália para espantar o mal olhado, e que acabou virando um ícone; das mulheres no metal, com bandas como Girlschool e Arch Enemy; dos subgêneros como o Death Metal, Progressive-Metal, Nu-Metal e outros, trazendo um capítulo especial sobre a fascinação pelo satanismo e ocultismo em geral. Vai até a Noruega para investigar a onda de incêndios à igrejas centenárias e outros crimes, atribuídos aos líderes de bandas de um subgênero do metal satanísta: o Norwegian Black Metal.
Filmado em países como Inglaterra, Alemanha, Noruega, EUA e Canadá, é o primeiro do gênero. É um líbelo em defesa da arte metaleira e da cultura das pessoas que são ou foram deixadas de lado pela sociedade, e encontraram esperança, auto-conhecimento, e uma saída construtiva para a solidão e para o ódio do mundo através da música, dos festivais, das artes plásticas e em todas as formas de expressão presentes no heavy-metal.
Opinião: ★★★★
Metal - Uma Jornada pelo Mundo do Heavy-Metal (2005)
Metal - A Headbanger's Journey (original title)
Directors/Writers: Sam Dunn, Scot McFadyen. With: Chris Adler, Tom Araya, Ronnie James Dio, Rob Zombie, Tony Iommi and Alice Cooper.
Trailer:
Mais
>> Antropologia
>> Sam Dunn no site do IMDB.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Seja gente boa, seu comentário sofrerá moderação!
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog ou de seus colaboradores.