Solidarity Breaks - Bernhoft




O multinstrumentista norueguês Jarle Bernhoft nasceu em Nittedal, Akershus. É co-fundador e vocalista da banda de rock Span, grupo surgido em 1999 e que alcançou grande sucesso na Noruega e Europa. Após o fim da banda, Bernhoft assumiu carreira solo e foi moldando sua musicalidade, distanciando do rock e se aproximando mais do funk e do soul. Num dos raros materiais encontrados pela internet sobre o músico, Bernhoft aparece em uma entrevista para o site Über Rock falando de suas influências (tradução livre):
"Meu pai era um cantor de ópera e eu começei ouvindo este tipo de música, somados muito Elton John e Michael Jackson. Minha primeira lembrança musical é de me ver mergulhando os sentidos na sequencia de abertura de 'Goodbye Yellow Brick Road'. Elton de certa forma é um cantor de soul. Michael Jackson me levou a Prince e este por sua vez me levou à Sly and the Family Stone, e desde então fui fisgado. Então tudo isto estava lá. Comecei tocando guitarra e isso foi minha grande fonte de auto-estima e simplesmente pirei em coisas como Iron Maiden e AC/DC, que me levaram a Chick Berry e um monte de coisa que estão relacionadas...e...sim, Phil Rudd me jogou dentro da soul-music. Então quando o Span começou eu estava imerso em jazz, música clássica e progrock. Estava imerso em tudo. Foi difícil pra mim focalizar isto no som que estava fazendo."
Lançado em 2010, Solidarity Breaks trás músicas como "Good Intentions", uma das mais gostosas do álbum. Há uma miríade de sonoridades que invadem nosso repertório sonoro de forma eficiente: logo na introdução vem um suingue que me remeteu a Kezia Jones, e por osmose de Fela Kuti, batida descompassada, samplers divertidos e um timbre inusitado de guitarra, baixo gordinho e marcando o compasso com propriedade. No refrão, uma linda harmonia de piano e uma melodia vocal soberba. No finzinho, um solo maroto que bebe da fonte de sir. George Harrison. Bom, é só a minha impressão.

"C'mon Talk" é mágica: a perfeita música pop vem com melodias sedutoras e batidas samplers high-tech, frases melódicas de contrabaixo lindamente compostas puxam a música pra longe de obviedade, assim como os solos acústicos de violão. As frases melódicas nunca se resumem como esperávamos, como numa resposta mal-criada em uma conversa, sem contar a elaborada rítmica do canto, meio hip-hop meio soul.

Os destaques ficam ainda por conta de "Choices", "Stay With Me", "Prophet" e a versão para a música da banda Tears For Fears "Shout". Soberba.

Veja mais músicas de Bernhoft ao vivo e acústico no blog Musicólatras do parceiro Marcello Lopes.


Ouça "Don't Think The Way They Do" da banda SPAN



Bernhoft tocando 'C'mon Talk' ao vivo no programa de Elle Degeneris 



Fontes:
>> Über Rock

Mais:
>> Myspace
>> Compre o álbum no site da Amazon

Fernando Miranda

Um comentário :

Seja gente boa, seu comentário sofrerá moderação!
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog ou de seus colaboradores.

Instagram