O Palhaço (2011), de Selton Mello



Por Tati Gomes 

O Outro Lado do Riso

O filme brasileiro dirigido e protagonizado por Selton Mello, O Palhaço, tem sido um sucesso de bilheteria alcançando a marca de mais de 1 milhão de espectadores em três semanas de exibição. O longa metragem conta a triste história de um palhaço em busca de sua verdadeira identidade. Não é novidade abordar, em filmes, a figura melancólica de um palhaço que pinta um sorriso no rosto para esconder sua essência maltratada pela vida. Faz todos rirem enquanto sua alma chora por dentro. Essa realidade serviu de inspiração para Mello criar o personagem Benjamin, interpretado por ele. O ator afirma que a história não é autobiográfica, embora se refira a uma crise criativa que o tomou em 2009.

Selton Mello e Paulo José contracenam juntos em 'O Palhaço'

O personagem em busca de sua identidade seria uma forma de encarar e superar essa crise. Este é o segundo filme dirigido por Selton Mello, o primeiro foi Feliz Natal (2008). O Palhaço teve um orçamento de R$ 5 milhões e foi apresentado ao público no Festival de Gramado. O filme brilhou no Festival de Paulínia, com os prêmios de melhor direção, roteiro e figurino. Moacyr Franco levou o troféu de melhor ator coadjuvante. O diretor teve como referências alguns ícones do humor: Jacques Tati, Oscarito, Didi Mocó, o filme também conta com um pouco de Wes Anderson, por onde passam, Benjamin e sua trupe são mostrados com aqueles enquadramentos geométricos de tableau vivant que marcam o cinema de Anderson.

O que torna esse filme particularmente especial não são apenas as referências a grandes artistas e sim a homenagem autêntica a arte circense, a tradição brasileira do humor verbal. É nesse elogio que Benjamin e Selton Mello encontram sua identidade e cura para a crise, Mello encontra a cura pela coletividade, por poder fazer parte de um todo, mostrar a essência da arte e, principalmente, o outro lado do riso.

Tati Gomes  estuda jornalismo, é fanzoca de Zeca Baleiro e ama um urso de pelúcia chamado Manadjinha. Mora em São Paulo, gosta de Teatro e de frases de efeito: "Pode até ser que o perseguido não valha nada mas o perseguidor é sempre injusto." Gentilmente cedeu este texto ao Ruído Pop, colaborando com a divulgação da arte e do cinema nacional .


O Palhaço (2011, Brasil)
Direção: Selton Mello Atores: Selton Mello, Paulo José, Giselle Motta, Larissa Manoela.
Duração: 88 min. Gênero: Comédia Dramática

Mais:

>> Site oficial do filme
>> Crítica do filme por Jader Santana no site Cinema Com Rapadura

Fernando Miranda

Um comentário :

  1. Uma mescla de informativo e opnativo, diga-se, muito bem feito.

    ResponderExcluir

Seja gente boa, seu comentário sofrerá moderação!
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog ou de seus colaboradores.

Instagram