
Já não ouvimos música como ouviamos antigamente: curtir um álbum sentado no sofá, de encarte na mão, acompanhando cada frase e cada refrão de nosso artista preferido é uma prática cada vez mais rara nos dias de hoje. Na introdução do livro "Cauda Longa" de Chris Anderson, há um segmento chamado "O ITunes Matou As Estrelas do Rádio". Leia o trecho e analise se isso diz algo a você:
Ainda existe demanda para a cultura de massa, mas esse já não é mais o único mercado. Os hits hoje competem com inúmeros mercados de nicho, de qualquer tamanho. E os consumidores exigem cada vez mais opções. A era do tamanho único está chegando ao fim e em seu lugar está surgindo algo novo, o mercado de variedades.Anderson denuncia uma situação que a maioria de nós presencia hoje: para os que tem um pouco de paciência e um mínimo conhecimento sobre como e onde pesquisar música pela internet e pelas redes sociais, é muito mais gostoso escarafunçhar links à procura de novos artistas, tendências, raridades e sonoridades do que passar horas dentro de uma megastore que oferece uma pequena variedade de álbuns, filas, publicidade exaustiva e preços abusivos.
Pensando neste assunto e em vocês que são "pescadores" de música como eu, ou que tem vontade de iniciar a pescaria, resolvi compartilhar uma lista com seis sites que costumo visitar para garimpar música. Com tanta variedade, hoje a grande luta é filtrar o que vale ou não a pena ouvir, e aprofundar e refinar cada vez mais a nossa lista de preferências musicais. Os seis sites apresentados são mais do que sites onde se pode baixar música, são sites que nos dão oportunidade de ouvir e conhecer novos gêneros e artistas. Se você está cansado de ouvir a mesma coisa, acesse um por um, e renove sua playlist:
Trama Virtual
O Álbum Virtual é uma ideia pioneira que possibilita ouvir e baixar discos inteiros de maneira legal e gratuita. No formato proposto, o artista é remunerado por patrocinadores e o público ouve música de graça. Fundada em 1998 por João Marcelo Bôscoli e os irmãos Cláudio e André Szajman, a Trama tornou-se uma das mais respeitadas gravadoras independentes do Brasil. Sinônimo de vanguarda, ousadia e qualidade, é conhecida por trabalhar o marketing dos álbuns de forma diferenciada e criativa, dando liberdade artística aos artistas e suportando diversos projetos nas mais diversas mídias, ocupando um vácuo deixado pelas grandes gravadoras predatórias, como Cachorro Grande, Fernanda Porto, Luciana Mello, Wilson Simoninha, Pedro Mariano, Ed Motta, Nação Zumbi, Magazine, Jupiter Apple, Wander Wildner, Paulinho Nogueira, Baden Powell, Demônios da Garoa, Duofel, Pífanos de Caruaru, Caju e Castanha, Leci Brandão, Inezita Barroso e muitos outros.
Acesse o site
Um que tenha

O Um que tenha é uma joia rara: o site contém mais de 4500 álbuns de música popular brasileira para donwload compartilhado e gratuito, hospedados em um servidor pago pelo proprio bolso do Fulano. A grande contribuição do UQT e trazer uma infinidade de álbuns raros e importantes culturalmente, álbuns não chegam às prateleiras há décadas, e que foram abandonados pelas grandes gravadoras em um canto escuro de seus úmidos acervos. Mas a vida do blog não é fácil: todo os anos é bombardeado por críticas e tentativas de encerramento de suas atividades. Muitos dos artistas apoia a inciativa, curte a divulgação da sua música, e é muitas vezes recompensado com novas ondas de popularidade, fazendo com que voltem aos palcos pelo boca a boca dos novos e antigos fãs. No acervo, encontramos preciosidades de artistas como o compositor Heitor Villa-Lobos, 14 Bis, Adriana Calcanhoto, Cauby Peixoto, Almir Sater, e até mesmo novos artistas como Kassin e 3namassa.
Acesse o site
A Musicoteca

O Musicoteca é um dos sites mais legais para garimpar a nova música popular brasileira. Lá estão hospedados diversos álbuns de artistas novos, desconhecidos, ou independentes. Todos os álbuns estão lá para audição e download gratuitos, e o editor e fundador Waberth Mota tem autorização dos próprios músicos para disponibilizá-los. Muitos artistas que ouvi no site, hoje estão galgando seu espaço em gravadoras e selos importantes e populares, e fazendo shows não só no eixo São Paulo-Rio como no Brasil todo. Lá podemos encontrar joias raras como Bossacucanova, Thiago Corrêa, Robô Gigante, Wado e Realismos Fantástico, Coletivo Rádio Cipó, e os já conhecidos e consagrados André Abujanra, Bid, Black Alien, Daúde, Malu Magalhães, Móveis Coloniais de Acajú, Nina Becker, Orquestra Imperial, Thalma de Freitas, Trio Mocotó, e outros.
Acesse o site
Jango

O Jango é um dos mais legais. Porque? Oras, porque ele é uma rádio online. Uma das coisas mais interessantes sobre o site é que você não precisa se cadastrar: basta digitar o nome de um artista na barra de pesquisa, e uma rádio é iniciada automaticamente. Os artistas vão surgindo aleatoriamente, portanto, se você digitar Cranberries, ele tocará uma música da banda, e logo após uma banda ou artista similar. O grande barato é que a probabilidade de você conhecer novos artistas na próxima audição é o que torna tudo excitante. Através de 'botões' de 'curti' e 'não curti', você pode refinar a entrega dos, modando conforme o seu gosto. Se você se cadastrar, você pode salvar e catalogar as listas, além de outras funções semelhantes aos dos sites encontrados por ai.
Acesse o site
All Music Guide

O All Music Guide é enciclopédia musica que conta com centenas de críticos e jornalistas musicais. Eles são responsáveis por comentar e criticar uma maciça quantidade de álbuns lançados mensalmente no mercado fonográfico. Lá você pode encontrar as mais diversas informações sobre fichas técnicas, biografias e descrições detalhadas das caracteristicas de os gêneros, subgêneros e derivados musicais. A melhor parte é: sempre que você visita o site, encontra listas feitas pelos internautas dos mais diversos tipos, listas dos editores, críticas de lançamentos, e listas de artistas relacionados, influenciados, ou que influenciam o seu artista preferido. Assim, se você acessar a página da biografia do NAS por exemplo, saberá que ele foi influenciado por Rakim, Public Enemy e LL Cool J, e que influenciou Eminem, Ja Rule e Lupe Fiasco. Para navegar na 'genética' musical.
Acesse o site
YouTube

Ok, essa é a parte em que você pensa: 'Dãaa'! Mas antes de me crucificar por colocar o maior site de vídeos do mundo aqui, aquele que você usa todos os dias e não vê novidade nenhuma, continue lendo...
Apesar de utilizar o Youtube várias vezes ao dia, e garimpar muitas coisas na barra lateral de sugestões relacionadas, nós não damos crédito a algumas ferramentas interessantes para aqueles que tem um perfil no site: as listas e as assinaturas. Por exemplo, ao assistir o vídeo 'Drifting' de Andy Mckee, olho imediatamente para o link com o nome do uploader. Ele pode ter sido enviado por um usuário qualquer, mas muitas vezes, ele foi enviado pelo canal de uma gravadora, produtora, ou mesmo pelo próprio artista. A probabilidade de você navegar pelo perfil e encontrar artistas similares, vídeos com boa qualidade de som e imagem, tornam a navegação mais tranquila e proveitosa do que a caótica lista de relacionados convencional. Assim, tive contato com canais maravilhosos como o da gravadora Candyrat, a Blank TV e do site La Blogothèque. Você pode receber emails com as novidades do canal, e se atulizar com suas dicas periódicas.
Acesse o site
Bom, espero ter contribuido um pouco no conhecimento musical e na diversidade de suas playlists. E um pedido: compartilhe. Fazer com que os amigos tenham a acesso a boa música e a oportunidades de escolha é seu dever!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Seja gente boa, seu comentário sofrerá moderação!
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog ou de seus colaboradores.