As Crônicas Vampirescas de Anne Rice




A Editora Rocco relançou a coleção de As Crônicas Vampirescas, da autora Anne Rice, em novo formato e capas. Apesar da Rocco errar na mão novamente -- a coleção passou anos sem reedição e revisão estética e de tradução -- ao tentar seduzir os novos leitores, mesmo sem muita originalidade, ela pode atrair a geração Twilight, dando a oportunidade de conhecer a grandiosa história da Rainha dos Condenados e de suas criaturas maravilhosas, muito mais densas, sedutoras, e violentas do que as "que brilham à luz do sol".

Nem o fantástico papel em cor creme que a maioria das editoras adotou, que reflete menos luz e ajuda na leitura foi adotado. Pena, a Série Crepúsculo da Sextante tem. A Rocco, ao lado da Editora Record e suas afiliadas, são as editoras que tem os livros populares mais caros no mercado. A vantagem da Record é que as edições são primorosas, com alto relevo, trabalho gráfico inovador, e respeito ao leitor: compramos gato, não lebre.


Assim como Sthephenie Meyer, Anne Rice publicou "Entrevista Com o Vampiro" precocemente, seu primeiro livro, na casa dos 20 anos de idade. Ambas foram inspiradas por eventos que não estão ligados ao culto da literatura vampiresca. Anne decidiu escrevê-lo após a morte de um ente querido por leucemia, uma doença que afeta o sangue. Stephenie, através de um sonho.


Louis de Point du Lac, interpretado por Brad Pitt, e Kirsten Dunst, atuando como Claudia

Primeira parte das crônicas vampirescas, Entrevista com o Vampiro foi levado aos cinemas em pelo diretor Neil Jordan, com Tom Cruise e Brad Pitt no elenco. Conta a história de Louis de Pointe du Lac, um vampiro que nos dias de hoje, resolve contar a historia de sua vida ao reporter Daniel Molloy. Em um quarto de hotel vagabundo, a meia-luz, Louis conta com detalhes como Lestat apareceu, e mudou sua existência para sempre. Por volta de 1971, Louis era um jovem rapaz de uma tradicional família de fazendeiros de New Orleans, e havia perdido seu amado irmão recentemente. Desesperado, Louis procura a morte em cada ação que pratica, pois sua dor é imensa. Quando Lestat de Lioncourt aparece para matar todos, e saquear a propriedade, ele se compadece da dor de Louis. Cansado de estar sozinho, Lestat o transforma.

Louis abomina aquela transformação, já que é um homem extremamente católico. Com medo da solidão eterna, e experimentando poderes e sensações indescritíveis, Louis acaba cedendo ao chamado pela aventura proposto por Lestat, que quer descobrir a origem de sua espécie. No caminho, eles encontram Claudia, uma criança que estava a beira da morte. Louis não suporta a visão da menina moribunda, e acaba transformando-a em uma vampira. Mas não uma coisa fofinha que tem dentes pontudos e trancinhas. Uma vampira de alma centenária atormentada pela maldição de ter suas inexprímiveis emoções encerradas num corpo pequeno, frágil e débil. Ao longo dos séculos, a relação entre os três vai ficando cada vez mais tensa e violenta, e pode levá-los a aniquilação.

Anne publicou ainda diversos outros livros da série. São eles: O Vampiro Lestat, A Rainha dos Condenados, A História do Ladrão de Corpos, Memnoch, O Vampiro Armand, Merrick, Sangue e Ouro, A Fazenda Blackwood e o Cântico de Sangue, todos eles publicados pela Rocco no Brasil. Publicou ainda a série das Bruxas Mayfer, além de diversos outros livros de contos e histórias com pseudônimos diversos.

Extremamente indicado para quem gosta da série Crepúsculo de histórias de vampiros.

Mais:


Fernando Miranda

9 comentários :

  1. O detalhe da nova capa do segundo livro é que Lestatde cabelos pretos e ele é LOIRO!! o_O

    Outra coisa que não gostei é que os tamanhos dos livros são diferente.. o terceiro livro por exemplo é menor e com as fotes tb dimuniudas comparadas com o segundo livro, isso não fica legal para um colecionador! [¬¬]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... eu comprei O Vampiro Lestat em um sebo, e pouco tempo depois comprei Entrevista Com O Vampiro. Tu nem imagina minha decepção quando cheguei em casa e vi que eles eram diferentes :(

      Excluir
    2. Pois é galera, a Rocco trata com descaso alguns de seus livros de catálogo. Até a última vez que chequei, nada havia mudado.

      Excluir
    3. meo, e essa legenda da foto ae? eu nunca assisti o filme, mas no livro a filha do Louis é CLAUDIA e não Cristina '-'

      Excluir
    4. Corrigido! Obrigado pela atenção, e por ler o blog!
      Volte sempre. ;)

      Excluir
  2. Sim Maurício, verdade. A Rocco deveria ter mais respeito com seus títulos, porque eles quiseram fazer do relançamento da coleção, um caça-níquel!

    Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu comecei a ler as Crônicas depois de ver o filme. Confesso que gostei mais do filme do que do livro, achei o livro um pouco cansativo algumas vezes, mas como havia lido num blog sobre as cronicas resolvi ir até o fim.
    Os outros livros das crônicas que li são muito bons, aliás, são ótimas, mas aconselho a ler "Entrevista", pois senão a pessoa se perde nos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa, Luciano! Não consigo decidir entre o livro ou o filme, mas decerto acho que "Entrevista Com o Vampiro" é um belo começo para a obra de Rice.

      Obrigado pelo comentário! =)

      Excluir
  4. Queria tanto ter esses livros mas o preço não abaixa nunca.... porquê será que são tão caros? até nos sebos!
    Assisti recentemente (de novo) Entrevista com o Vampiro e estou bastante interessada em ler os livros... até hoje só li o Vampiro Lestat!

    ResponderExcluir

Seja gente boa, seu comentário sofrerá moderação!
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog ou de seus colaboradores.

Instagram