A Máquina Social de Refrigerantes Pepsi

Neste mundo virtual abarrotado de redes sociais que perecem ser o futuro do diálogo dentro da internet, a marca segue o caminho inverso das recentes ações de marketing: partem do "mundo real" para a web.
             
A Pepsi lançou uma plataforma fora do ambiente cibernético para conectar as pessoas e impactar os consumidores. Pelo sim ou pelo não, a marca tem buscado novas formas de atrair a atenção dos fãs da marca com ações que fujam da Social Media, que não tem trazido números muito animadores para a marca. Segundo o Brainstorm #9, o Wall Street Journal noticiou que a Pepsi perdera rios de dinheiro ao deixar de anunciar no Super Bowl e diminuar a atução nas mídias tradicionais, apostando suas fichas nos canais sociais.

Usando uma tela sensível ao toque, a Social Vending Machine (Máquina Social de Venda de Produtos) permite qualquer usuário escolher e comprar refrigerantes e outros produtos de sua escolha. Até ai, ok. Mas a novidade é poder escolher um dos produtos, comprá-lo e presentear um amigo. Como? Basta adicionar o nome, telefone, email e uma mensagem de texto ou um pequeno vídeo personalizado. Ao receber a mensagem com um código personalizado, o presenteado dirige-se até uma vending machine que tenha a mesma tecnologia e retira o presente. Por favor, enviem-me Pepsi Lemon, é a minha preferida. =)


Hora da nerdice: o uso do sistema telemétrico permite os clientes saberem qual é a quantidade do produto/presente disponível na máquina à sua frente, ou em outras unidades pelo mundo, livrando você de pagar mico na hora de presentear alguém, e até consultar se a pessoa presenteada já retirou seu mimo.

Você deve estar imaginando: algum publicitário maluco e antenado tirou essa ideia da cartola e está rindo a toa por ai. Na verdade, o sistema foi concebido por uma Divisão de Pesquisa e Invoação da PepsiCo norte-americana. Segundo Mikel Durham, diretor de inovação, a "social vending machine estende as redes sociais dos nossos consumidores para além dos limites de seus próprios dispositivos móveis, computadores e transforma uma experiência enfadonha em algo divertido e emocionante, fazendo eles visitarem o ponto de venda de novo e de novo", proporcionando experiências de marca relevantes para os consumidores através dos equipamentos.

E você, gostaria de comprar ou presentear alguém numa vending machine assim?

Fontes: PepsiCo, Brainstorm #9

Fernando Miranda

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seja gente boa, seu comentário sofrerá moderação!
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog ou de seus colaboradores.

Instagram