Contrexpérience: Nestlé e agência Marcel em ação quente!

A ação da Nestlé e da agência Marcel evidenciam a força de uma publicidade que estará mais presente na vida do consumidor: a de guerrilha, mais criativa, e interativa. Convide o consumidor!



A agência francesa Marcel colocou no mercado a continuação da ação Contrexpérience, encomendada pela Nestlé para o produto Contrex, uma água mineral rica em sais mineirais que, segundo a marca, auxilia a regular o metabolismo. Sob o mote "perder peso não precisa ser chato, Contrex, minha parceria de malhação", a campanha foi direcionada para as mulheres, usando elementos do universo femimino.

Água mineral Contrex: malhar não precisa ser chato. foto: fonte
Na ativação da campanha, em setembro de 2011, bicicletas ergométricas foram espalhadas no pátio frontal de prédio, cada uma com uma garrafa de Contrex ao lado. Registrando a surpresa dos passantes, o vídeo mostra algumas pessoas subindo nas bicicletas, provavelmente atores contratados, que incentivaram o restante a subir e pedalar. O movimento gerava energia para que luzes dispostas por todo o prédio criassem uma animação de um rapaz fazendo um strip-tease, além de alimentar o equipamento de som responsável pela trilha sensual, o que causou grande comoção. Esta ação de ativação ganhou dois prêmios no Festival de Cannes 2012: uma prata em Media Lions Fast Moving Consumer Goods (bens de consumo perecíveis) e um bronze em Outdoor Lions Special Build (mídia externa).


Mas em 2012 a Marcel quis elevar a experiência a um novo patamar: o Video Mapping. Diferente de uma projeção de vídeo comum, nesta técnica são utilizados programas de computador que mapeiam superfícies como arestas, colunas, portas e janelas, fazendo com que a projeção do vídeo considere altura, largura e profundidade. O artifício é utilizado cada vez mais nos dias de hoje em publicidade, shows, clubes e videoperformances, como por exemplo no festival Coachella 2012, onde um holograma do falecido rapper Tupac Shakur "ressucita" e divide o palco com Snoop Lion (nova alcunha do rapper Snoop Doog). Desta vez, ao pedalar os aparelhos de academia, jatos d'água apagavam o fogo do prédio, salvando os dançarinos presos nas sacadas.

Veja o vídeo de Contrexpérience, parte dois:



A cada dia, as empresas perdem mais e mais a audiência em mídias tradicionais como o rádio, a tevê, jornais e revistas, por conta da popularização da internet através dos dispositivos móveis e novas e modernas formas de entrega de publicidade e conteúdo (como as redes sociais e agregadores de notícia como o Zite). As pessoas tem consumido muita coisa por demanda -- como no Youtube, vemos e ouvimos o que queremos com apenas um clique -- e fica cada vez mais difícil interromper o consumidor pra falar do seu produto. Ações como esta serão cada vez mais comuns no dia-a-dia, e as agências estão reeducando as empresas ao mostrar que não podemos mais obrigar ninguém a ver nossa propaganda: devemos convidá-los a uma experiência cada vez mais profunda, íntima e estimulante. Se isto for interessante o suficiente, eles virão como abelhas no mel, aceitando nosso convite.

Contrexpériencie 1 e 2 
Cliente: Nestlé

Anunciante: Contrex
Produto: Água Mineral 
Tipo de anúncio: Mídia externa/guerrilha
Agência: Marcel - France
Atendimento: Michel Kowalski e Audrey Tato
Criação e Direção de Arte: Anne De Maupeou e Souen Le Van
Planejamento: Anne Dimier-Vallet, Guillaume Le Gorrec
Produção e edição: Superbien (Fighting Fish)
Diretor: Matthieu Jorrot

Sound Design: Clemens Hourriere / WAM, Mathieu Sibony / Schmooze

Mais:


Fernando Miranda

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seja gente boa, seu comentário sofrerá moderação!
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog ou de seus colaboradores.

Instagram