Os 250 Melhores Filmes de Todos os Tempos



A Invenção de Hugo Cabret é um filme primoroso. Nele, acompanhamos a história de Hugo, um garoto órfão que busca refúgio em seu hobby: consertar coisas. Em posse de um boneco autômato quebrado, o menino faz o que for necessário para colocá-lo em funcionamento, acreditando que tal objeto revelará algo sobre seu passado. O incrível Martin Scorcese realizou um filme primoroso, cheio de aventura, humor e inocência, trazendo mais uma vez a magia do cinema para o público.

Entretanto, o filme é cheio de nuanças e sutilezas. Se você não as percebeu, fique tranquilo: isto não atrapalhou a sua diversão. Mas, se você não tem a bagagem de referências necessária, provavelmente não percebeu que o filme é uma encantadora homenagem ao cinema: nele, é recriada a cena captada pelos Irmãos Lumière em A Chegada do Trem na Estação, que é considerado o primeiro registro cinematográfico a ser exibido publicamente. E a experiência foi tão realística que fez as pessoas correrem, assustadas, para fora do local de exibição.

Pensando nisto, comecei a fuçar sites à procura dos filmes clássicos, e de filmes importantes, que fossem referência dentro das artes, da fotografia, da publicidade, dos variados ramos da comunicação e, obviamente, do cinema. Busquei listas de críticos, mas que no fim das contas, tinham pouco com o meu "paladar".

Logo me lembrei da lista do Internet Movie Database. O IMDB começou em 1990 como um projeto feito por fãs de séries e cinéfilos. Grande demais para ser só um hobby, o projeto se tornou algo comercial, e hoje abarca mais de 2 milhões de filmes e programas de tevê, fora a veiculação de notícias diárias e informações técnicas de todos os gêneros. Eles publicam a lista dos 250 Melhores Filmes de Todos os Tempos segundo a votação dos usuários, e isto é o que me motivou a organizá-la, e compartilhá-la com vocês. É uma lista que reflete a escolha do público, em ordem cronológica, para acompanharmos a linha do tempo das influências.

Porque afinal, o cinema é feito para o grande público, mesmo que seja para os nichos dentro dele. Na minha modesta opinião, um bom filme deve contar uma boa história: se é só entretenimento, pode ser um bom filme . Mas se um filme que pretende ser só uma "obra de arte", um exercício estético, ocultando demasiadamente seu sentido para os espectadores, não terá minha atenção.

Se preferir, faça o download da planilha clicando aqui. Salve a lista, assista aos filmes, tire suas impressões, e divida com conosco! =)

 

Fernando Miranda

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seja gente boa, seu comentário sofrerá moderação!
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog ou de seus colaboradores.

Instagram