ALLEN STONE - ALLEN STONE (2012)



De tempos em tempos ouvimos álbuns que nos tiram deste plano astral. Allen Stone (2012) é um deles. Desde Solidarity Breaks do Bernhoft eu não ouvia um álbum tão bom, daqueles que a gente ouve várias vezes ao dia e decora cada melodia. Agradeço de coração ao brother Spiga Bastos da banda Vó Tereza por ter me mostrado esta pérola.

Ao ouvir as primeiras melodias vocais, você ira pensar ou dizer "nossa, esse negão canta muito"! Sim, a música de Allen foi batizada nas águas do soul, do gospel e de praticamente toda a música negra popular norte-americana. Agora olha esse cara aqui:

Imagem: divulgação.
É, estou surpreso também. Comparado a Marvin Gaye e Stevie Wonder (guardadas as devidas proporções de genialidade) pelo The New York Times, o cantor e compositor de 25 anos é natural de Chewelah, Washington, e se considera um "Hippie com Alma". Como outros cantores de música soul, ele frequentou a igreja, é filho de pastores e adentrou o mundo da música gospel logo cedo, para depois tropeçar na "música secular", colecionando compulsivamente cds e vinis de tudo o que viesse dos anos 1960/70.

A van de Allen e banda cruzou os EUA espalhando sua música revigorante em pequenos clubes e festivais.  Lançado direto para as plataformas digitais, seu álbum homônimo entrou em listas como a Top 10 of Billboard's Hearseekers, e a Top 5 of iTunes RnB/Soul Chart. Assinou contrato com a ATO records, e lançou o álbum no mercado fonográfico. Sua primeira aparição na tevê aconteceu no programa de Conan O'Brien:



Falando do álbum: Sleep abre de forma genial. Ouvimos já os timbres que guiarão todo o play. Baixo e bateria econômicos, mas contagiantes, corais RnB, guitarra limpa e cirúrgica, disparando melodias quando a música pede. Podemos ouvir lá no fundo um sonzinho do órgão, e seu suingue faz o pé bater descontroladamente no chão, com a voz soul de Allen costurando tudo. Simplesmente maravilhosa.

Celebrate Tonight parece ter saído de um ótimo álbum da fase mais pop de Stevie Wonder. Há um apelo gospel forte nas composições de Allen, que clama todos a uma deliciosa união de festa e diversão. The Wind dá o toque romântico ao álbum. Aqui podemos perceber a versatilidade de Allen, que tem uma bela voz, com vibratos e boa sustentação, que derrete qualquer coração ranzinza que a ouça.

Satisfaction é uma das minhas preferidas (se é que existe uma, já que o álbum todo é espetacular). Um blues-funk cheio de veneno RnB com metais marotíssimos! Curto muito o arranjo desta música, bateria vigorosa, com um baixo cheio de efeitos sonoros que dão um quê psicodélico. Gosto da forma como ela vem suave e lenta, caindo num pré-refrão de flow desconcertante pra se esbaldar numa linda melodia do refrão, onde cantamos a plenos pulmões: ♫"SAAA-TIISSSS-FAAAACTIOOONN"♪.

Opinião: nota 10/10 | Simplesmente soberbo. Pra ouvir em qualquer ocasião.
Para fãs de Stevie Wonder, John Mayer, Mayer Hathorne, Motown e Donavon Frankeinreiter.

Ouça o álbum de Allen Stone na íntegra no Deezer:

Fernando Miranda

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seja gente boa, seu comentário sofrerá moderação!
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog ou de seus colaboradores.

Instagram