UMA VIDA ILUMINADA (Everything Is Illuminated, EUA, 2005)


Em um livro meio biográfico, meio ficcional, o escritor estadunidense Jonathan Safran Foer constrói em Tudo Se Ilumina uma narrativa única e fragmentada – por mais paradoxo que isso possa parecer. Safran sempre ouviu histórias de sua avó sobre a escapada de sua família dos horrores do holocausto.

Escritor perspicaz que é, foi colher o máximo de dados possíveis sobre o avô que não conheceu, sobre a origem de sua família, sobre a misteriosa mulher que o ajudou e porque sua história foi omitida. Assim, parte para Ucrânia para encontrar com a misteriosa Augustine, munido de uma foto dela com seu avô. Como sua viagem não resultou em repostas satisfatórias, Safran habilmente preencheu as lacunas de sua viagem com a melhor das literaturas.



Narrado em três vozes distintas, Safran tomou o cuidado de lhes dar uma identidade literária de fácil degustação. Nelas conta com a ajuda do estranho Alexander Perchov, um jovem ucraniano que lhe serve de guia e intérprete (além de dar o tom cômico e impagável da história) e de sua cadelinha maluca, a Sammy Davis Júnior “Jr”. (rá rá rá, essa é a melhor). Outros capítulos são páginas do livro de não-ficção escrito pelo personagem, contando a história de sua família desde o nascimento da aldeia Trachimbrod, no século XVII, até sua viagem de pesquisa ao local. A terceira narrativa é composta por cartas de Alexander Perchov, em que ele comenta o que já leu do tal livro, dá dicas ao autor e relembra os momentos que passaram juntos.


Jonathan Safran Foer, mora no Brooklyn, em Nova York, é casado com a também escritora Nicole Krauss. Formam um casal que foi apontado pela crítica como grande revelação da nova safra literária norte-americana. Seu livro segundo livro Extremamente Alto e Incrivelmente Perto também foi lançado no Brasil pela Editora Rocco. Safran é fã de Jorge Amado e de Chico Buarque. Escrito em cafés espalhados pela cidade, Everything is Iluminated foi entitulado o "Melhor livro de ficção judaica da década". Safran participou da Feira Literária de Parati em 2007, e foi indicado pela revista Granta como um dos “20 jovens novelistas britânicos de futuro promissor”.

Liev Schreiber estreiou muito bem nesta adaptação, e o título do filme no Brasil é ligeiramente diferente do livro: Uma Vida Iluminada. O site Duplipensar.net sobre o filme: “Ao final de tudo, ‘Uma vida Iluminada’ parece que passou com uma grande rapidez, tal a leveza e os instantes de humor que o perpassam. Sensível e muito divertido, é uma ótima estréia de Schreiber como diretor, um filme que garante momentos realmente memoráveis sem jamais cair na pieguice.”



"Desde 'A Laranja Mecânica' de Anthony Burgess que a língua inglesa não era tão abalada e, ao mesmo tempo, tão injectada com uma nova energia e brilhantismo." The New York Times Book Review
Título: Tudo Se Ilumina (br), Está Tudo Iluminado (pt)
Autor: Jonathan Safran Foer
Editora: Rocco.

Título do filme: Uma Vida Iluminada (br)
Título original: Everything is Illuminated (2005, EUA)
Nota do site Imdb: 7.7/10 (12,656 votos)
Diretor: Liev SchreiberRoteiro: Liev Schreiber, adaptação da obra de Jonathan Safran Foer
Gênero: Drama / Comédia / Aventura
Elenco: Elijah Wood, Eugene Hutz, Jana Hrabetova, Stephen Samudovsky, Ljubomir Dezera, Oleksandr Choroshko, Gil Kazimirov, Zuzana Hodkova, Mikki, Mouse, Boris Leskin.

Veja um trecho do filme:

Fernando Miranda

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Seja gente boa, seu comentário sofrerá moderação!
Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Os comentários dos leitores não refletem a opinião do blog ou de seus colaboradores.

Instagram